Levantamento Topográfico

Deixar um comentário

A importância do levantamento topográfico antes do início do projeto vai além de mostrar a real dimensão do lote e o seu formato, ele é necessário, também, para mostrar possíveis interferências no projeto como árvores, grandes rochas, inclinação do terreno e a localização do norte magnetico, seja caracterizando o terreno em aclive ou declive que às vezes podem passar despercebidos a olho nu, principalmente quando o lote é muito grande, além disso, um outro ponto muito importante que passa despercebido por alguns compradores, mas que é apontado no levantamento topográfico é a direção do Norte.

Levantamento topográfico – Terreno Casa RN – Cláudia F Arquitetura

Aclive? Declive?

Chamamos de terreno em Aclive ou terreno em Declive quando o terreno não está no mesmo nível que o da rua, gerando, assim, uma inclinação, algumas pessoas perguntam se é melhor escolher um terreno plano, um terreno em aclive ou um terreno em declive, a resposta é que: depende.

Depende da proposta que o cliente quer para a sua residência, vamos mostrar cada caso a seguir.

Aclive

Casa SL – Cláudia F Arquitetura

O terreno é caracterizado em Aclive, quando está situado acima do nível da rua.

Casa CL – Cláudia F Arquitetura

Projetamos essa residência toda em um único pavimento, com 2,80 m acima do nível da calçada e somente a garagem no nível mais baixo, com 0,50 cm acima da calçada.

Casa BH – Cláudia F Arquitetura

Nessa Residência projetamos os dois pavimentos no mesmo nível da residência já construída ao lado (vizinho).

Vantagens

Geralmente as pessoas gostam desse tipo de terreno porque ele permite que a casa fique no alto em relação a rua, com isso a casa ganhar imponência parecendo que ela é mais alta do que realmente é, além disso, essa opção é a que menos favorece problemas com o escoamento de água pluvial e também do esgoto.

Desvantagens

Geralmente quando se constrói em aclive o preço da construção é mais alta do que quando construído em terreno plano, e também a maioria das casas em aclive precisam de escadas.

Terreno Plano

Casa TM – Cláudia F Arquitetura

Um terreno plano como o próprio nome já diz, é quando está localizado no mesmo nível da rua.

CASA P – Cláudia F Arquitetura

Essa residência é toda térrea, mas para deixar a fachada mais imponente, optamos por um volume central com pé direito duplo e trabalhamos em linhas retas, com alturas dos platibandas diferentes.


Casa DA – Cláudia F Arquitetura

Projetamos essa residência com dois pavimentos para criar uma área externa confortável.


Casa VC – Cláudia F Arquitetura

Quando o terreno é amplo (1600m2), é possível criar um platô no nível mais alto para construir uma casa térrea como essa de 300m2.
Abaixo imagens da obra em andamento;

Vantagens

Não exige muitos gastos com terraplanagem (quando necessário) e também dispensando muro de arrimo tornando a construção em terrenos planos mais econômicas do que os outros dois tipos e ainda dá uma maior liberdade para a criação do projeto arquitetônico.

Desvantagens

Mesmo que o terreno seja plano é sugerido que faça um aterramento para elevar a casa em relação a rua para melhorar o escoamento.

Terreno em Decline

Casa Quebec – Cláudia F Arquitetura em parceria com Verônica Gaburro

O terreno é caraterizado em declive quando ele se encontra em um nível inferior ao nível da rua.

Casa RR – Cláudia F Arquitetura

Neste projeto a residência acompanha o declive acentuado do térreo. Para aproveitar esse declive, projetamos 3 pavimentos. Somente o espaço gourmet encontra se no pavimento inferior (mesmo nível da área da piscina).
Abaixo imagens da obra em andamento;

Casa CLB – Cláudia F Arquitetura

Essa residência foi projetada em 5 níveis , a garagem encontra-se 70 cm acima da calçada, o hall de entrada encontra-se no nível mais alto, que da acesso as suítes do pavimento superior, após o hall, projetamos cozinha, sala de estar no mesmo nível da gourmet, já a área da piscina e spa em um nível abaixo.

Vantagens

Possibilidade de criação de projetos diferenciados com vários níveis, como no exemplo acima, além de dar mais privacidade ao fundo da casa.

Desvantagens

Alguns terrenos com esse tipo de inclinação tem o custo menor na hora da compra, entretanto, ele exige alguns gastos a mais em alguns pontos que são o muro de arrimo, estrutura e principalmente, é preciso que o projeto hidráulico seja muito bem pensado para permitir um bom escoamento da água da chuva e do esgoto.

Posição Solar

Rosa dos Ventos – Cláudia F Arquitetura

Com o levantamento topográfico em mãos, a posição solar é quem vai ditar a localização dos ambientes em uma casa, algumas pessoas não sabem, mas a direção do sol conta muito na hora de se fazer um projeto, levando em consideração a posição solar podemos obter uma economia na conta de energia, e até mesmo, um ambiente mais saudável.
De forma resumida, o indicado é que os quartos e varandas estejam localizados na face Leste da casa, pois é a primeira face da casa a receber o sol, o conhecido “Sol da manhã”, os primeiros raios de sol são indicados para esses ambientes para ajudar no despertar em razão de aquecer esse ambiente na parte da manhã, e também, esses ambientes serem voltados para essa face diminui o risco do aparecimento de fungos.

De outro lado, é muito recomendável evitar que os quartos sejam localizados na face Oeste da casa, porque essa é a face que recebe o sol da tarde, deste modo, o quarto passa a receber muito mais calor no fim do dia, fazendo com que principalmente no verão seja necessário o uso de ar condicionado, trazendo assim um gasto maior na conta de energia.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *