Parque Baladin

Que tal ir para a Itália se aventurar pelas montanhas do Piemonte, passear pelas estradinhas sinuosas rodeadas de videiras, e ao final, apreciar… uma bela cerveja?

É isso mesmo! No Piemonte, bem ao lado de Barolo e circundada por vinícolas e belos montes está a pacata vila de Piozzo, lar da cervejaria artesanal Baladin, um dos birrificios italianos pioneiros na experimentação e fabricação artesanal, com a missão de mostrar que a Itália, além de toda tradição do vinho, também produz cervejas únicas, refinadas e tipicamente italianas.

Fundada por Teo Musso na década de 1980, e hoje com vários estabelecimentos pela Itália e pelo mundo, é na pacata vila que se encontra o coração e a essência inovadora de Baladin. Podemos dizer que o “complexo” inclui o bar onde tudo teve início, o Le Baladin, o ambiente circense onde o apreciador pode se esbaldar em cervejas e se deliciar com pratos especiais que combinam perfeitamente com o néctar produzido a poucos quilômetros, além do bar, também existe o aconchegante hotel Casa Baladin.

Bar Baladin

Bar Le Balidin – Piozzo (foto: Divulgação)

Mas a estrela do local é o moderno e quase autossuficiente birrificio, onde realmente a mágica acontece. Vamos juntos nesse visita!

O Parque

Panoramica

Birriicio Baladin – Piozzo (foto: Divulgação)

O espaço do Birrifício Baladin, além das nascentes que fornecem a água para a produção das cervejas, também inclui uma casa de fazenda de 1700 que contrasta com a estrutura moderna e tecnológica da fábrica.

O espaço aberto em frente será, à partir de junho, um parque com churrasqueiras, food trucks, e a casa de fazenda antiga funcionará como um mercado onde os visitantes poderão comprar produtos direto de produtores locais, prepará-los e consumi-los no próprio parque. Para aqueles que não são tão prendados na cozinha, a Baladin disponibilizará churrasqueiros que prepararão os produtos comprados pelos visitantes, além de barraquinhas e food trucks com delícias preparadas com produtos “quilômetro 0”.

 

IMG-20170419-WA0146

Entrada do Birrificio Baladin, Silo e Churrasqueira (foto: Isabela Sierra)

IMG-20170419-WA0094

Mapa do Baladin Open Garden (foto: Isabela Sierra)

A Fábrica

Se por fora não ficar evidente, ao cruzar as portas da fabrica tomamos consciência da ambição e da paixão daqueles que criaram a marca e fabricam os produtos.

Primeiro passamos pela sala onde ocorre o processo de malteação dos grãos. Lembrando que os grãos são cultivados pela própria Baladin.

IMG_20170416_123255

 

IMG_20170416_123252

(fotos: Isabela Sierra)

Em seguida os grãos passam por um processo de moagem, depois ocorre a brassagem, clarificação, e também adiciona-se o lúpulo. Aqui não vamos tratar dos aspectos técnicos, pois não somos mestres cervejeiros, mas tudo acontece nesta sala:

IMG-20170419-WA0141

(foto: Isabela Sierra)

Além do lúpulo, aqui adicionam-se diversos outros temperos que conferem às cervejas Baladin suas notas únicas. São usadas diversas especiarias como pimentas, cascas de frutas, mirra, coentro, entre outros.

No passo seguinte, a cerveja é fermentada nestes tambores enormes:

IMG_20170416_124844

(foto: Isabela Sierra)

Dos tambores, após a fermentação, a cerveja pode seguir para etapas diferentes.

A linha Xyauyu, segue para seu descanso na cantina Baladin em antigos barris de envelhecimento de vinho, conhaque, rum e whisky, criando assim a conexão há tanto buscada entre elas e a cerveja.

IMG_20170416_125011

Barris de Envelhecimento (foto: Isabela Sierra)

IMG-20170419-WA0093

Cantina Baladin (foto: Isabela Sierra)

As cervejas mais tradicionais passam para a etapa de engarrafamento e refermentação, uma vez que a Baladin não adiciona CO2 às suas cervejas, e todo o gás é produzido naturalmente. Além disso todo o processo de engarrafamento e refermentação é completamente automatizado, sem qualquer interferência humana, prevenindo assim contaminações.

IMG-20170419-WA0109

Sala de Engarrafamento (foto: Isabela Sierra)

IMG_20170416_125405

Caixa de Refermentação (foto: Isabela Sierra)

Para finalizar, claro, demos uma paradinha na loja Baladin para encher nosso estoque com os produtos que variam de Refrigerantes, Sidras, Cervejas Tradicionais, Premiums, Repousadas e também os destilados de cerveja.

bottles

Loja Baladin – Piozzo (foto: Divulgação)

E vale a pena experimentar cada uma delas!

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *