Capaz de transformar ambientes insuportavelmente quentes ou frios (sim, frios também) em ambientes agradáveis. Mas não é todo mundo que conhece e sabe fazer uso, então nós explicamos tudo pra você.
Antes de escolher e comprar, você deve saber alguns dados sobre o ambiente em que o aparelho será instalado:
- metragem quadrada do ambiente para cálculo da potência necessária do ar condicionado;
- fluxo de pessoas no ambiente;
- número de aparelhos eletrônicos ligados no local;
- quantidade de janelas e ocorrência do sol.
Após calculada a potencia, você deve saber se o local da instalação disponibiliza uma alimentação elétrica de 220V para o aparelho, caso não possua, terá de contratar um profissional da área para fazê-la. Se o local é um edifício, é importante procurar saber as regras do posicionamento da unidade condensadora, que ficará externa, alguns lugares não permitem esse posicionamento nas fachadas.
Então temos os tipos de ar condicionados:
- Janela: clássicos e ficam com a parte traseira para fora do ambiente. São mais baratos, gera muito ruído e consome mais energia. Não se fabrica mais este modelo e por esse motivo há muita dificuldade para encontrar, apenas lugarem que ainda tem em estoque.

- Portáteis: não precisam ser instalados e como o nome diz, pode ser levado de um lugar á outro. São silenciosos mas necessitam de cuidado e atenção para fazer a troca do reservatório com frequência e o resfriamento não é tão satisfatório.

- Split: o tipo mais recomendado pelo custo benefício. É o que há de mais novo em termos de tecnologia para uso residencial. São silenciosos, econômicos e o resfriamento é satisfatório pois possuem sensores que ao atingir a temperatura programada o desativa e assim que a temperatura do ambiente ou a programada for alterada novamente ele volta a funcionar.
Dentro desse tipo temos o modelo inverter que diferencia apenas pelo consumo energético durante o funcionamento, estes chegam a ser de 40 à 50% mais econômicos.


Também temos o modelo cassete e piso-teto :
- Cassete: design discreto, economiza espaço por ser instalado no teto ou no forro (que deverá ser rebaixado pelo menos 40cm). Indicado para ambientes de médios à grandes.

- Piso-teto: como diz o nome, pode ser instalada no piso ou no teto, a potência em BTUs é acima da média. Indicada para ambientes muito altos ou com pé direito duplo e um fluxo muito intenso de pessoas.

- Bi split: permite que com apenas uma unidade externa interligue mais de uma evaporadora (unidade interna) sem perder rendimento e com economia de energia, pois contam com a tecnologia Inverter em seus compressores. Com o Bi Split é possível climatizar até 2 ambientes internos utilizando apenas uma única unidade externa.
Todos os tipos podem ter apenas a função de resfriamento ou resfriamento e aquecimento, o que particularmente é uma salvação nos dias frios, você pode programá-lo para ligar um tempo antes de ter que levantar, assim que acordar o ambiente estará aquecido e a tarefa de sair das cobertas não será mais tão difícil!!
O posicionamento das partes externas desses modelos (condensadores) deve ser previsto em projeto, juntamente com o projeto de elétrica e hidráulica, na maioria das vezes, quando o projeto não existe, a mão de obra esquece de deixar o rebaixo necessário o que acaba prejudicando na hora da instalação, para que não fique nas fachadas e sim num local adequado com ventilação natural. As partes internas também devem ser posicionadas da melhor forma para o aproveitamento adequado do ar.

Para saber a capacidade necessária para o seu ambiente você deve saber a metragem quadrada do mesmo e arredondar o valor para cima e então multiplica por 650btus (medida base), ao obter o resultado você terá a capacidade do seu ar condicionado. Caso o valor não dê uma capacidade existente, também arredonde valor.
Ex.: Suíte 1 (imagem acima) 16,88m²
17m² x 650 = 11.050 – Ar condicionado de 12.000btus
Sala de TV (imagem acima) 13,53m²
14m² x 650 = 9.100 – Ar condicionado de 9.000btus
- Processo de instalação





A limpeza é um item muito importante a ser falado, muitas empresas oferecem o serviço de limpeza e limpam apenas o filtro da unidade evaporadora (parte que fica no interior do ambiente) chamada de limpeza preventiva, o que pode ser feito por você mesmo, basta levantar o painel, remover os filtros, lavá-los e colocá-los de volta.

O correto a ser oferecido por uma empresa é a limpeza corretiva, onde o aparelho é retirado e é feita a lavagem com produtos específicos da bandeja, aletado, turbinas, filtros e da unidade condensadora (parte que fica externa).
Essas limpezas devem ser realizadas no mínimo de 3 em 3 meses, dependendo do uso do aparelho e do fluxo de pessoas no local instalado.
Fique atento! No início de 2018 foi aprovada uma lei em que obriga edifícios, públicos, privados e clínicas a manterem seus aparelhos com a manutenção em dia, você pode contratar pacotes com as empresas que devem ser credenciadas no CREA.



Obtivemos essas informações e indicamos os serviços da empresa MR Ar Condicionado, aqui de Sorocaba. Você pode entrar em contato pelo telefone (15) 3202-7732, pelo whatsapp (15) 99815-1165 ou diretamente no local: Rua Aracajú, nº 260 no Jardim Paulistano, eles darão todo o suporte necessário.
Acesse nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que rola no dia a dia do nosso escritório.
Nossa ótimas informações! A 5 anos comprei um portátil da polishop, paguei caríssimo na época porém foi muito útil e a limpeza é bem fácil tbm porém é muito barulhento, não conseguia dormir à noite toda com ele ligado essa semana comprei um split de 18 btus mas acredito que é muito para meu quarto ♀️ Não sabia esse cálculo q vc passou obrigada
Ficamos super felizes em saber que a postagem foi útil e te deu novas informações, esse é o nosso objetivo! Nos siga nas redes sociais, lá sempre postamos informações em tempo real! @claudiafarquitetura